Os benefícios de um sistema ERP

Os benefícios de um sistema ERP

Como anda a organização da sua empresa? Você sabe responder se os processos internos estão sendo desenvolvidos da melhor maneira possível? O tempo de seus colaboradores é utilizado de forma produtiva?

ERP

Muitas empresas têm grande dificuldade de visualizar a cadeia produtiva por completo, e a consequência disso é não estar preparado para fazer ajustes estratégicos quando acontecem imprevistos ou mudanças de mercado.

A boa notícia é que a tecnologia já oferece solução para esses problemas, facilitando a gestão das pequenas e médias empresas e oferecendo maior competitividade para os negócios.

O que é um sistema ERP para gestão?

A sigla ERP vem da expressão em inglês Enterprise Resource Planning. É um sistema de gestão empresarial que tem como principal objetivo integrar, monitorar e gerenciar as informações e processos internos de uma empresa, através do uso da tecnologia e do ambiente digital.

O ERP funciona como um centralizador de informações, que oferece uma visão ampla e clara sobre os principais aspectos da empresa, unificando dados de diversos setores.

Essa posição privilegiada permite que o gestor identifique problemas e oportunidades mais facilmente, e consiga criar estratégias de crescimento para sua empresa.

Como funciona um sistema ERP?

O ERP funciona em módulos integrados, sendo que cada módulo representa um setor da empresa. A integração deles permite que as informações registradas em um módulo sejam compartilhadas com os outros, evitando o retrabalho e as possibilidades de erros, além de trazer outros benefícios.

Quais são os principais benefícios?

A utilização de um sistema de gestão empresarial oferece diversos benefícios, mas os principais estão relacionados ao aumento da produtividade, à redução de custos e ao aumento da escalabilidade, ou seja, permite que a mesma equipe consiga desenvolver um trabalho melhor ou em maior quantidade.

Vamos conhecer agora outros benefícios:

  1. Integração de departamentos

Empresas mais antigas tinham um sistema para cada setor interno, e as informações registradas em um precisavam ser digitadas novamente em cada um dos outros. Esse processo era pouco produtivo e ainda ampliava as chances de erros causados pela repetição sistemática.

O sistema ERP tem módulos integrados que permitem o compartilhamento das informações e a melhor comunicação interna entre os setores. Assim, os processos passam pelo sistema, desde o planejamento estratégico até a aplicação prática, e os resultados ficam registrados adequadamente.

 

2 . Redução de custos

A redução de custos é uma busca constante das empresas, pois assim é possível aumentar a lucratividade do negócio. Mas como saber a melhor forma de reduzir custos e não afetar a produtividade da empresa, sem o monitoramento adequado e resultados atualizados?

Ter informações sobre a produtividade de todos os aspectos do negócio é fundamental para descobrir desperdícios e oportunidades de ajustes financeiros e o ERP ajuda nessa organização.

Dessa forma é possível priorizar os processos mais importantes e direcionar funcionários e recursos a setores mais relevantes para o crescimento da empresa, por exemplo. Toda a produção pode ser reorganizada de acordo com a demanda.

3. Monitoramento e correção de problemas

Talvez esse seja o benefício mais visível do uso do sistema ERP nas empresas. Com a visão ampliada, o gestor consegue identificar problemas e corrigi-los rapidamente.

O sistema de gestão empresarial não só integra dados operacionais como torna o cruzamento de informações mais preciso, gerando valores consolidados.

Com todas as informações interligadas, o gestor pode ver cada etapa funcionando e como elas influenciam o processo todo.

4. Acesso facilitado

O sistema de gestão empresarial ERP possui tecnologia cloud computing que permite o acesso fácil, rápido e seguro através da internet.

Isso significa facilidade para o gestor visualizar as informações da empresa, assim como para o registro dos dados pela equipe de trabalho, que não precisa estar fisicamente na empresa para compartilhar as informações.

Qual a importância de um bom sistema ERP?

É muito importante que sua empresa busque um sistema ERP que proporcione essas facilidades.

Alguns oferecem tecnologia de última geração de segurança da informação, backup automático, aplicativos e muitas outras facilidades que fazem um sistema ser mais indicado do que outros.

É preciso também encontrar o sistema que mais se encaixa em seu modelo de negócio. Existem ERPs específicos para gestão empresarial, imobiliária ou contábil, por exemplo.

Dê preferência para empresas que ofereçam consultoria, apoio e suporte online para acompanhar todo o processo de implementação.

Agora que você já conhece os principais benefícios de ter um sistema ERP na sua empresa, não perca mais tempo e garanta que seu negócio tenha uma gestão empresarial para o sucesso.

ESTE ARTIGO FOI DESENVOLVIDO PELO GESTÃO CLICK, SISTEMA DE GESTÃO EMPRESARIAL PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS.

Post Your Comment Here

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *