Por que ser competitivo é perigoso e importante

Por que ser competitivo é perigoso e importante

“A competição só vai aumentar”. Essa é uma frase que deveria ser mais falada e também melhor entendida.

Os últimos 3 anos do varejo, online principalmente, passaram por uma revolução. Muita gente ganhando dinheiro atrai outras pessoas. Isso é padrão.

No entanto, o que o lojista deve entender é que a competição em crescente deve ser algo muito bem estudado e analisado, para evitar com que sua empresa feche as portas.

Por que é perigoso?

“ Se você vende muito um produto, pode ter certeza que daqui a 3 meses não vai mais “

Essa é uma frase do CEO do Preço Certo, Marcelo Roque. Ele menciona que se você tem algum produto que está bombando em vendas, se prepare pois ele vai ser copiado e o mercado vai se ajustar para pegar algumas dessas vendas.

A inovação constante virou fator de sobrevivência.

Mas isso é inerente de qualquer mercado, seja varejo ou seja serviços. Então por que é perigoso?

O maior perigo que existe é entrar na manada. Fazer as coisas que outros fazem, copiando táticas e se misturando. Sem ganhar autenticidade.

Isso se dá principalmente na formação de preços.

Por que é importante?

Quando se vê o concorrente roubando suas vendas e visitas ao site, você entra em um modo de defesa e reação, mudando preços e ajustando marketing para voltar a ser competitivo. Isso se chama entrar na guerra de preços.

Quer uma dica? Evite isso ao máximo. Ser empreendedor(a) é exatamente o papel de continuar se inovando e buscando formas de vender mais e melhor. Ser levado por emoção pode trazer prejuízo a sua empresa.

É só pensar. Seu concorrente não tem as mesmas metas, custos e caixa que você. Então por que por o mesmo preço?

“ Ah, mas se eu não colocar, não vendo “

Mas se colocar, vende no prejuízo ou ganha centavos por produto. É isso que quer? Se sim, vai nessa. Mas não fale que não tem opções.

Você pode montar kits, investir em branding, mudar descrição de produtos, deixar de vender esse segmento, etc. Opções não faltam, mas não opte pela mais fácil.

No entanto, por que estamos no tópico de “ Por que é importante “? Exatamente pelo fato de ser difícil é que destaca os melhores, te força a ver coisas que não veria sem essa competição

 Como ser competitivo e saudável?

Manter a saúde financeira é extremamente importante para o varejo. Vender muito não é sinônimo de sucesso.

Lucro e caixa devem ser seus objetivos primordiais.

“ Faturamento é ego

Lucro é ponto de vista

Caixa é a realidade”

Essa é uma frase também dita pelo CEO Marcelo Roque do Preço Certo. Ela nos mostra que a competição leva o nosso foco a indicadores de vaidade, como número de pedidos e faturamento.

Novamente, se a emoção te levar a esse foco e as ações de redução de preço, você vai fechar as portas. Principalmente se você não tiver controle dos indicadores.

Se manter competitivo e saudável é focar em suas margens e capital de giro. Ou seja, lucro e caixa. Independente do que fizer, saiba a margem que tem e a necessidade de caixa. Pois elas vão definir os outros indicadores da empresa.

ARTIGO PRODUZIDO PELO BLOG PREÇO CERTO, PARCEIRO DA 2MGA CONSULTORIA 

2 Comments

Oração

março 27, 2019 at 1:42 pm

Obrigado por compartilhar! Grande artigo.

Reply

Acompanhantes

março 28, 2019 at 2:17 am

Obrigado.Eu realmente aprendi muito.

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