Gestão Financeira : os erros mais cometidos e que devem ser evitados.

Gestão-Financeira

Gestão Financeira : os erros mais cometidos e que devem ser evitados.

A Gestão Financeira é uma área vital para a sobrevivência de uma empresa, saber como controlar as contas a pagar e a receber de um negócio é essencial para o crescimento do mesmo.

A Gestão Financeira é parte do plano de negócios de uma empresa. É ela quem aponta as diretrizes para tornar uma idéia rentável e lucrativa, estabelecendo as ferramentas de controle para garantir a saúde do caixa e o cumprimento das metas desejadas para curto, médio e longo prazo. Veja os erros de gestão financeira mais cometidos atualmente :

1-Não manter a disciplina nos controles financeiros:

Este é um dos maiores problema dos empreendedores. Muitos começam a controlar, mas por ter o tempo escasso e estarem preocupados com atividades operacionais da empresa, não mantém os controles com regularidade. Contas se acumulam, planilhas ficam desatualizadas, orçamentos são ignorados e, quando menos esperam, não conseguem mais visualizar a saúde financeira de suas empresas. Uma dica é separar uma parte do tempo do dia para cuidar destes aspectos gerenciais. Assim,você entrará no ritmo e terá os números mais importantes sempre à mão.

SAIBA AQUI 5 DICAS PARA CORTAR GASTOS NA SUA EMPRESA

2-Não controlar corretamente o Fluxo de Caixa :

Saber o dinheiro que entra e sai da empresa é essencial para não se perder nas contas. Também é importante controlar o recebimento e as datas que serão realizados.

3-Má administração dos orçamentos :

É interessante que se faça um planejamento orçamentário que contenha as projeções de receitas, despesas e o balanço patrimonial do negócio. Você deve definir seus objetivos financeiros , estudar as estratégias de preços e as melhores ações para o seu segmento. Crie um “fundo de caixa”, se possível. Ele deve ser usado apenas no remanejamento de custos em situações de crise financeira e em situações não previstas.

4- Ignorar gastos ocultos e pequenas despesas :

Muitos empreendedores, mesmo fazendo um planejamento das contas, ainda são pegos de surpresa ao precisar de dinheiro para sanar gastos ocultos. Não é possível prever tudo, mas para alguns deles você já pode ficar atento. Lembre-se que é preciso fazer uma reserva mensal do 13º salário e férias de seus colaboradores para que, quando essas despesas aparecerem, você possa ter dinheiro em caixa para quitá-las. Vale também fazer uma reserva financeira para outros gastos ocultos, como rescisões trabalhistas, por exemplo.

5- Vender seus produtos ou serviços por um preço errado :

É comum ver empreendedores calculando seus preços apenas em comparação com os valores dos concorrentes ou sem considerar corretamente todos os custos. Conhecer estes custos é o primeiro passo para saber se você está indo na direção certa. Assim é possível tomar ações para melhorar a produtividade, buscar novos fornecedores ou, se for o caso, rever o preço de venda. O jeito de calcular os custos varia de acordo com o seu negócio.

6 – Não se preocupar em saber os lucros e os prejuízos da empresa:

Não se limite em saber, somente, o faturamento da sua empresa, procure ficar por dentro do retorno de seus investimentos e corte custos que não estão sendo viáveis. Seu negócio dá lucro ou prejuízo? Você tem essa resposta na ponta da língua? Não basta registrar todos os gastos e ganhos nos mínimos detalhes se você não reservar um tempo para analisar estas informações. Tenha em mente que uma gestão eficiente deve considerar ações de controle, planejamento e análise das atividades financeiras da empresa.

Os erros acima devem ser evitados para que se tenha construir uma gestão financeira sólida e eficiente , por isso , planeje e revise seus investimentos.

Também é recomendado implantar uma cultura de redução de gastos para que a empresa melhore seus resultados e se torne mais competitiva.

 

VEJA 17 dicas para gerenciar as finanças das pequenas empresas

 

Artigo produzido por Gilcarlos Bessa, Sócio do Grupo 2MGA.

 

3 Comments

Allison

março 10, 2019 at 10:48 am

Hi there! Such a wonderful short article, thank you!

Reply

Otilia

março 10, 2019 at 10:58 am

Your site has exceptional material. I bookmarked the website

Reply

Elwood

março 10, 2019 at 4:01 pm

Hi there! Such a good short article, thanks!

Reply

Post Your Comment Here

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *