Por que precificar errado pode comprometer seu negócio

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Por que precificar errado pode comprometer seu negócio

Se você olhar o mercado de varejo, vai perceber que boa parte dos empresários está sempre de olho na concorrência para ajustar seus preços ou faz de forma básica com o markup. Mas já parou para pensar se isso é eficiente?

 

O simples nem sempre é a melhor decisão.

Preço, na maioria das vezes, é papel importante na tomada de decisão do cliente e também na lucratividade e rentabilidade do negócio.

Separamos nesse artigo os motivos para que você entenda que precificar errado pode comprometer seu negócio!

 

Precificar errado é mais comum do que parece e mais doloroso do que acredita

Qualquer um consegue formar um preço. Você vai lá, coloca custo, multiplica por dois e “voilá”, seu preço de venda está feito.

 

Mas o que acontece quando você não vê a cor do dinheiro? Quando não sabe se consegue ou como ajustar preços? Ou quando não tem segurança sobre o que pratica e quais são os resultados reais?

 

Eu respondo: A empresa fecha suas portas.

 

O Preço Certo fez uma pesquisa com mais de 10.000 empresas em 2017 e vimos que 89% precificam errado. Isso se dá pela falta de controle e estratégia por trás.

 

O preço praticado é pilar vital para sua lucratividade, capital de giro e outros indicadores importantes para sua empresa. É dele que boa parte do seu resultado vem, os positivos ou negativos.

 

Portanto, não o forme somente baseado em custos ou mercado. Trabalhe ele de forma constante focado totalmente na sua estratégia de lucratividade.

 

Isso ainda é mais imperativo quando se trata de e-commerce, justamente por causa da concorrência. Para isso, vamos ao próximo tópico.

 

Precificação é processo, não projeto

 

As técnicas mais usadas pelos negócios hoje em dia são o markup e a pesquisa de preços. Simplesmente por serem mais famosas e bem aceitas entre o mercado.

 

Porém, não significa que por serem mais aceitas são completas. Por ser mais fácil de usar, muitos negligenciam o processo de formação de preços.

 

O que é o correto? Quanto mais técnicas usar, melhor. Mas no final, o importante é apurar a margem de contribuição. Dá uma olhada nessa calculadora para te ajudar na formação de preços:

 

 

O certo também é pensar como um processo. Como o mercado está constantemente mudando, e não falo só de preços, mas como custos de marketing, de pessoal, de matéria prima, etc, é vital que fique também ajustando sua precificação para garantir o resultado que deseja.

 

Mas então, por onde começar? Pelo fim.

 

Analise sua estrutura de custos e estratégia de lucratividade. É daqui que você tira suas margens ideais e forma preços competitivos e rentáveis.

 

O recomendado é revisar semanalmente. Não necessariamente ajustar cada semana, mas apurar que tipo de resultado obteve. E para isso, finalizamos o artigo com as melhores práticas.

 

Como evitar erros mais comuns?

 

Finalizando esse entendimento dos conceitos gerais por trás de um preço, o que falta é parar de cometer erros bobos.

 

Os mais comuns englobam não apurar margem de lucro real da venda, dar descontos sem saber o impacto financeiro ou até mesmo quanto tem de vender para justificar o preço praticado. Resolva esses com apuração semanal ou mensal!

 

Ok, mas como eu faço para garantir que meus preços estão corretos?

 

A resposta é: Testes!

 

Já ouviu falar que em marketing digital não existe fazer algo se baseando em hipóteses? E sim fatos e testes que comprovam as hipóteses?

 

Mesmo principio em precificação. Para chegar ao preço ideal, você trabalha ajustes marginais semanais ou mensais, dependendo do seu tipo de negócio.

 

Seu objetivo é analisar performance financeira e sensibilidade do cliente final.

E lembre-se: Não se deixe levar por indicadores de vaidade como vendas e faturamento. O que importa é lucro e caixa.

 

Artigo escrito por Rodrigo Forny, Diretor da Preço Certo, parceira da 2MGA Consultoria.

 

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